Cuidados com a diabetes
Estima-se que existam no mundo 387 milhões de pessoas com diabetes, é a quinta principal causa de morte.
A diabetes tipo 2 representa 90% dos casos, é aquela que se desenvolve ao longo da vida. A maioria das pessoas que tem esta doença apresentam também obesidade, pressão alta e dislipidemias. Relacionava-se a diabetes com a idade, mas hoje sabemos que crianças e jovens também podem desenvolvê-la.
Os sintomas são: vontade frequente de urinar, sede constante, fadiga e fome. O diagnóstico é feito através de exame laboratorial, onde é medida a quantidade de açúcar no sangue.
A prevenção ainda é a melhor forma de se controlar a diabetes. Alterações no estilo de vida com cuidados na alimentação e atividade física regular combatem o excesso de peso e diminuem o risco de diabetes.
Para aqueles que já tem o diabetes um acompanhamento nutricional pode mostrar resultados importantes no controle da glicemia. A conduta nutricional se baseia em uma alimentação variada e equilibrada. As quantidades de açúcares, proteínas, gorduras e vitaminas devem ser definidas pelo profissional de acordo com a faixa etária e condições de saúde.
A dieta deve ser seguida diariamente, e a participação da família é importante. Faça pequenas refeições em horários regulares, e evite ficar muito tempo sem comer. Alimentos integrais são sempre uma boa opção, além de possuírem mais vitaminas são ricos em fibras e evitam que a glicemia suba muito rápido. Os doces não precisam ser abolidos, mas devem ser consumidos com muito cuidado. Atenção com as frutas, elas são uma opção saudável mas também são ricas em açúcar.
E lembre-se, procure sempre seu médico.